Hora de Cuidar do Coletivo!

Eu não quero em hipótese nenhuma transformar esse blog em um lugar repetitivo e cheio de instruções sobre como você deve ou não viver a sua vida, mas é inevitável, nesse momento, que a gente aborde pelo menos um pouquinho a respeito desse assunto tão chato e difícil para tanta gente.

Primeira coisa que eu queria dizer é que sim, existe uma histeria a respeito, mas será que a gente está dando a devida atenção a gravidade e números dessa situação?

corona2.jpg

Acho que até uns dias atrás poderíamos falar sobre histeria sim, mas agora a coisa está se complicando e qualquer pessoa com o mínimo de referência sabe que não se trata de qualquer teoria da conspiração ou algo assim. Tem algo muito complicado acontecendo no mundo todo e cabe a nós tentar, dentro do que é possível, minimizar esses impactos tão desastrosos! Talvez de fato seja necessário tamanha histeria nesse momento, já que muita gente tem dificuldade em entender e aceitar casos assim.

Nesse ponto entra a minha segunda observação, que fala exatamente sobre a nossa responsabilidade social e coletiva. Sobre ter consciência e somar esforços para contribuir uns com os outros. Temos que ter a consciência que, está ao alcance de uns fazer mais e de outros fazer menos, porém é importante que todos façam o máximo possível para conter esse vírus e proteger a população.

heartcorona.jpg

Se a empresa que você trabalha e suas atividades te permitem praticar o home office, aproveite esse momento para não se expor e também para não ser, eventualmente, um vetor de transmissão do vírus.
Procure organizar as idas aos mercados, farmácias e todas as suas atividades na rua de forma a se proteger de multidões, filas e locais fechados. Fuja dos horários de pico, mantenha uma distância segura das demais pessoas e evite comprimentos mais informais como beijos e abraços.

Se você não puder evitar as saídas, procure lavar as mãos, punhos e o rosto com sabão com bastante frequência e principalmente sempre que você chegar em qualquer estabelecimento, na sua casa ou na casa de amigos, familiares, clientes, etc.
O álcool gel também é uma excelente alternativa, principalmente para quando a gente vai passar longos períodos na rua e faz uso de transporte públicos.

lavamão.jpg

Enfim, acho que não tem nada nesse post que você ainda não tenho visto ou ouvido por aí, mas diante da situação que estamos vivendo, acho que vale à pena reforçar e compartilhar com todas as pessoas que você conhece.

Pra quem ainda tem dúvidas sobre como o corona se multiplica no meio da população, eu vou deixar linkado aqui uma matéria do Washington Post com gráficos dinâmicos que explicam bem direitinho como o alastramento ocorre. A matéria está em inglês, mas os gráficos são simples de entender e apresenta os diferentes cenários de transmissão, com controle e sem controle.

Vou deixar também um vídeo do Átila Iamarino, epidemiologista e doutor em virologia, onde ele explica alguns pontos bem importantes sobre a questão da proliferação e controle da doença de forma bem simples, mas super esclarecedora.

Bom, peço desculpa se fui cansativa, insistente e repetitiva nesse post, mas como cidadã me senti na obrigação de reforçar esse recado.

Cuidem uns dos outros, pensem no coletivo, pensem na vulnerabilidade das pessoas dos grupos de risco e pensem que quanto mais rápido resolvermos essa treta, mais rápido nossas vidas voltam ao normal.

Boa semana a todos, beijos e até quarta-feira!